Concertos Tribanco

Ney Fialkow

Premiado em diversos concursos, destacando-se o cobiçado título de melhor pianista do VII Prêmio Eldorado de Música, em São Paulo, os primeiros prêmios em diversos concursos nacionais e no exterior, o pianista Ney Fialkow é hoje um dos destacados músicos do cenário nacional. Tem conciliado movimentada carreira de solista e camerista com a atividade de professor do Instituto de Artes UFRGS, em Porto Alegre, instituição aonde estudou com a Zuleika Rosa Guedes e também com Dirce Knijnik. Suas aparições como solista e camerista tem cativado plateias de diversas salas de concerto no Brasil e no exterior e suas masterclasses tem sido apreciadas por jovens pianistas de diversos países em universidades e festivais de música.  Sob os auspícios do governo brasileiro, realizou formação em pós-graduação nos EUA, obtendo o título de Doutor em Música no Peabody Conservatory da Johns Hopkins University, Baltimore, onde foi assistente da célebre pianista Ann Schein, obtendo o prêmio Francis Turner por destaque em performance. Realizou também com distinção o Mestrado em Música no New England Conservatory, Boston, com Patrícia Zander.

Em parceria com o aclamado violinista Carmelo de los Santos, lançou o CD “Sonatas Brasileiras” gravado ao vivo, tendo sido acolhido pelo público e crítica especializada como “um dos melhores registros que o Brasil produziu de sua música de câmera”, recebendo o prêmio de Melhor CD erudito do Prêmio Açorianos 2009. Em 2006 realizou concerto com o Trio Porto Alegre (Cármelo de los Santos e Hugo Pilger) no projeto “Copa da Cultura”, promovido pelo Ministério da Cultura do Brasil em Berlim, na Alemanha, com repertório dedicado à música de câmera brasileira. Em 2010 participou como solista da estréia da obra “Mahavidyas” de Vagner Cunha e do CD da versão integral da obra lançado em 2010, obtendo o Prêmio Açorianos junto com a pianista Cristina Capparelli como melhores intérpretes. Em 2015 foi pianista convidado da III Semana Internacional de Música de Câmera do Rio de Janeiro, realizando também recitais em Lima, e Buenos Aires, e concertos como solista das Orquestras de La Paz, na Bolivia e de Southeast Kansas, nos EUA, tendo também realizado turnê e gravação de CD “Metamorfora” com o aclamado contrabaixista Marcos Machado por diversas cidades norte-americanas e brasileiras. Em 2016 realizou ao lado do Pianista Guigla Kastarava concerto a 2 Pianos na Salle Cortot em Paris e também no Teatro do Conservatório Nacional de Estrasburgo, na França.

Em 2017, realizou recital com a mezzo soprano Angela Diel na Sala Cecília Meireles, no Rio de Janeiro, recitais ao lado da soprano Eiko Senda no Teatro SODRE em Montevideu, e concerto como solista ao lado de Hugo Pilger junto à Orquestra de Ouro Preto, entre outras atividades artísticas. Este ano gravou o segundo CD com Marcos Marchado para o Selo Blue Griffin. Já atuou como solista de diversas orquestras sob a regência de Camargo Guarnieri, Roberto Tibiriçá, Roberto Duarte, Isaac Karabtchevsky, Paul Chou, Miguel Graça Moura, Raúl Munguia, Manfredo Schmiedt e outros.

 

“…sonoridade perfeita, fraseado harmonioso, dedilhado preciso e suave, marca registrada dos grandes pianistas”
O Estado de São Paulo, SP

 

“…fervilhando brasilidade nos Ponteios de Guarnieri”
L’Alsace, França

Compartilhe: