Concertos Tribanco

Viviane Bodaczny

Natural de Curitiba, Viviane Bodaczny iniciou seus estudos de piano aos cinco anos de idade com sua tia, tendo realizado seu primeiro solo aos 13 anos à frente a Orquestra Juvenil da  Universidade Federal do Paraná. No Brasil dois professores marcaram sua formação musical: Gilberto Tinetti e Luis Thomaszeck.

Aos 19 anos realizou sua primeira tournée internacional em 15 cidades da Alemanha, a convite de entidades culturais daquele país. Na mesma época participou de festivais internacionais de música, tendo tido aulas com os pianistas e professores Hans Leygraf e Helena Costa na Sommerakademie do Mozarteum de Salzburg na Áustria, e com a pianista Pnina Salzman, no I Festival Internacional de Música com os Solistas da Orquestra Filarmônica de Israel.

Realizou o mestrado em Performance Pianística na Faculdade de Música de Colônia, departamento de Aachen, Alemanha, sob a orientação da pianista Ulla Graf, diplomando-se com nota máxima com distinção.

Em 2015 concluiu o doutorado, sobre o Trio op. 97, “Arquiduque”, de L. van Beethoven, pela Universidade de São Paulo. A versão em inglês deste trabalho encontra-se desde outubro de 2016 no Arquivo do Museu da Beethovenhaus em Bonn, Alemanha. Na época, este trabalho foi o único da América Latina a ser aprovado para fazer parte do acervo do museu de Beethoven em Bonn, considerado o mais importante sobre o compositor.

De 2019 a 2021 realizou o pós-doutorado sobre a obra para piano de J. Brahms na Faculdade de Música de Münster na Alemanha, onde também foi, no mesmo período, professora convidada na disciplina de música de câmara.

Em 2017 – a convite da Brahmsgesellschaft de Baden-Baden, Alemanha – foi pela primeira vez artista residente na Brahmshaus, aprofundando, durante 4 semanas, seus estudos sobre a obra para piano de Johannes Brahms, em uma atmosfera histórica.

Além de apresentar-se regularmente como solista e camerista em diversas cidades do Brasil e em países da América do Sul, Europa e nos Estados Unidos, ministra aulas e se apresenta como pianista em festivais internacionais de Música.

Desde 2002 é professora no Curso de Música da Universidade Federal de Uberlândia. Desde 2004 é proponente e diretora artística do projeto “Concertos Tribanco”.

 

Conheça também:  Araceli Chacon (piano)

Deixe um comentário