Concertos Tribanco

Ronaldo Diamante

Contrabaixista, compositor e arranjador nascido no Rio de Janeiro em 1958, estudou contrabaixo com Rudolf Kruppa como bolsista da OSB, teoria com Valéria Peixoto e harmonia funcional com Isidoro Kutno. Entrou para o curso superior de contrabaixo na UFRJ e de História na Universidade Santa Úrsula abandonando os dois cursos para se dedicar a carreira de músico profissional.

 

No final dos anos 70 participou do grupo de Jazz-Rock Hotel das Estrelas, seguindo depois para a estrada do músico acompanhante trabalhando com diversos artistas importantes do show-bizz brasileiro e internacional como: Maria Bethania, Marisa Monte, Joyce, Durval Ferreira, Fátima Guedes, Eduardo Dusek, Roberta Sá, Roberto Menescal, Steve Hackett (guitarrista do grupo inglês Genesis), os conjuntos Coisas Nossas e Garganta Profunda.

Foi diretor musical e arranjador do show de musica brasileira no Cassino Monumental da Póvoa em Portugal do Prêmio Coca-Cola de Teatro Infanto-juvenil, dos cantores Eduardo Dusek e Belô Velloso, e de shows do atores Miguel Falabella e Stella Miranda. Gravou mais de 60 trilhas para teatro, cinema e TV como instrumentista, arranjador e diretor musical, de forma independente e como músico contratado da Rede Globo. Paralelamente ao trabalho com Música Popular, manteve intensa atividade didática lecionando na Musiarte e Pro-Arte (RJ). Como instrumentista no Jazz, Música Erudita e Instrumental, trabalhou com Tim Rescala, Paulo Moura, Rio Jazz Orchestra, Tomás Improta, Tato Taborda,

José Staneck, Alma Thomas, Fernando Moura, Aquarela Carioca, Monique Aragão, Marinho Boffa, Barrosinho, Jeff Gardner e Lany Gordim.

Em 1997 abandona o emprego de músico da Rede Globo passa a dividir seu tempo entre as cidades de Teresópolis e Rio de Janeiro, investindo de forma mais efetiva no Jazz e na Musica Instrumental, lançando dois CDs autorais “Jaix”(Eldorado) e “Charanga”, trabalhos muito bem recebidos pela crítica especializada.

De 2001 a 2009 coordenou e atuou, juntamente com o pianista Paulo Midosi, no projeto do Sesc Teresópolis “Clube do Jazz e da Bossa Nova” onde se apresentou com Nelson Faria, Nivaldo Ornellas, Paulo Braga, Mauro Senise, Victor Biglione, Gabriel Improta, Daniela Spielman, Marcelo Martins, Pascoal Meirelles, Renato Massa, Claudio Infante e muitos outros grandes músicos.

Em 2014 volta definitivamente para a cidade do Rio de Janeiro, em  parceria com o saxofonista Daniel Garcia lança o cd “Quarteto’. Em 2017 realiza mais um projeto autoral “Suite para Improvisadores”, que conta com a participação de alguns dos mais importantes instrumentistas da história da música carioca. Mantem constante atividade, seja com o seu grupo instrumental, ou como musico contatado

Conheça também:

Jane Duboc (canto)

Flávio Augusto (piano)

José Stanek (gaita)

Ronaldo Diamente (baixo)

Oscar Bolão (percussão)

 

Compartilhe: