Erika Ribeiro

Pianista indicada ao Grammy Latino, ERIKA RIBEIRO é uma das musicistas mais atuantes no cenário musical brasileiro. Sua musicalidade singular e grande versatilidade levam-na a combinar em sua carreira diversos estilos pianísticos, os quais aborda tanto em sua maneira de tocar quanto nos repertórios que interpreta.
Vencedora de 10 concursos nacionais de piano – entre eles o III Concurso Nelson Freire, e premiada em mais de 20, Erika tem se apresentado como solista e camerista nas principais salas de concerto do país, onde realiza com frequência parcerias ao lado de destacados músicos. No exterior também se apresenta com frequência, já tendo feito concertos em diversos países, como Alemanha, Áustria, França, Estados Unidos, Omã, Polônia e Portugal. Já atuou como solista à frente da Orquestra Sinfônica Brasileira, Filarmônica de Minas Gerais, Sinfônica Nacional, Orquestra Petrobras Sinfônica, Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, Orquestra Sinfônica da UFRJ, Orquestra Experimental de Repertório, Sinfônica do Espirito Santo, Filarmônica de Gaia (Portugal), Filarmônica de Kalisz (Polônia), dentre muitas outras.
Seu primeiro álbum “Images of Brazil” em parceria com a violinista americana Francesca Anderegg, lançado pelo selo Naxos Latin Classics Series, recebeu elogiosos comentários da crítica especializada, que o classificou como “um dos melhores discos de 2019” (João Marcos Coelho, Rádio Cultura FM) e como “Imagens do que o Brasil tem de melhor” (Irineu Franco Perpetuo, Revista Concerto).
Em 2021 lançou seu primeiro disco solo pela Gravadora Rocinante, onde registrou transcrições autorais de Ígor Stravinsky e Hermeto Pascoal, além de peças raras da compositora russa Sofia Gubaidúlina.
Este trabalho foi finalista do Prêmio Concerto 2021, na categoria “Melhor Disco do Ano”, e foi indicado ao Grammy Latino 2022 como “Melhor Álbum de Música Clássica”.
Erika iniciou seus estudos musicais com sua mãe aos quatro anos de idade. Cursou a Escola de Música de Piracicaba e a Universidade de São Paulo, concluindo seu Mestrado em Música sob orientação do pianista Eduardo Monteiro. Estudou durante dois anos na tradicional Hochschule für Musik ‘Hanns Eisler’ em Berlim (Alemanha) e realizou aperfeiçoamento em Música de Câmara na Écoles d Art de Fontainebleau, França (2008). Em 2019 obteve o título de doutora com a tese “O pianismo e seus elementos na música de Egberto Gismonti”. É atual professora de Piano e Música de Câmara no Instituto VillaLobos da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UNIRIO.