Concertos Tribanco

logo concertos tribanco 2018 pequena

Ministério da Cultura e Tribanco apresentam

TEMPORADA 2018

logo tribanco isolada cabeçalho

Araceli Chacon

Nascida em 13 de junho de 1962 na cidade de São José do Rio Preto, São Paulo, iniciou seus estudos em casa e, posteriormente, aos 6 anos de idade, no Conservatório Musical Carlos Gomes da mesma cidade, com Munira Bauab Nechar. Aos 8 obteve a primeira colocação e o prêmio Melhor Leitura à Primeira-Vista no “Concurso Estímulo”, promovido pelo Conselho Estadual de Cultura de São Paulo e, aos 9, fez sua primeira apresentação solista com orquestra.

A partir de então, passou a receber a orientação pianístico-musical de Lydia Alimonda em São Paulo, marcando o início de uma carreira de realizações. Sagrou-se vencedora dos inúmeros concursos de que participou, recebendo ainda várias premiações especiais, tais como: Melhor Intérprete de Música Brasileira do Concurso Nacional de Piano da Bahia (1977); Melhor intérprete da obra “Jeux d’eau” de Maurice Ravel, no II Concurso Antonieta Rudge (1979); Prêmio Revelação outorgado pela Associação Paulista de Críticos de Arte (1979), Melhor Intérprete de Cláudio Santoro no “II Concurso Sul América” no Rio de Janeiro (1983).

Em 40 anos de carreira, recebeu cerca de 30 bolsas de estudos, sendo que a última lhe foi integralmente concedida pela Juilliard School of Music de New York (1989) – fato então inédito naquela instituição -, para a realização de seus estudos de doutorado. Durante os 10 anos em que residiu nos Estados Unidos, concluiu nessa mesma instituição seus cursos de graduação e mestrado sob a orientação pianística dos professores Jacob Lateiner e Seymour Lipkin e exerceu intensa atividade performática musical.

Dentre as inúmeras apresentações, destacam-se suas performances no Focus Music Festival e no Summer Garden Contemporary Music Festival do Museu de Arte Moderna de New York, onde executou os ciclos completos dos “Prelúdios” de Debussy e da obra “Mikrokosmos” de Bartók. Apresentou-se como camerista com grandes nomes da New York Philarmonic e da London Symphony Orchestra e fez gravações ao vivo para diversas estações radiofônicas e televisões do Brasil, Canadá, Estados Unidos, África do Sul e Alemanha.

De 1992 a 2008 atuou como professora da Universidade Federal de Uberlândia, exercendo atividades administrativas, didático-pedagógicas, artísticas e científicas. Suas tournées incluem países como Brasil, Estados Unidos, Canadá, Alemanha e África de Sul. Tem sido solista com orquestras como: Sinfônica de Curitiba, de Belo Horizonte, Estadual de São Paulo, Orquestra da USP, Charleston Symphony, Cape Town Symphony, sob a regência ou orientação artístico-musical dos maestros Omri Hadari, Elliot Carter, Camargo Guarnieri, Cláudio Santoro, Ronaldo Bologna, Roberto Minczuk, Paul Zukofsky, John Cage, Oswaldo Colarusso, Mário Tavares e Benito Juarez. E, vem lançando seus cds com gravações ao vivo de recitais realizados no Paul Recital Hall de New York.

 

Conheça também:  Viviane Taliberti (piano)

Compartilhe: